Histórias de organizações aleijadas por ransomware dominam regularmente as manchetes de notícias de TI, e contas de demandas de resgate de seis e sete dígitos são comuns. Mas, as notícias contam a história completa?
Para entender a realidade por trás das manchetes, a Sophos encomendou uma pesquisa independente de 5.000 gerentes de TI em 26 países. As descobertas fornecem novas informações sobre o que realmente acontece quando o ransomware chega. Esteja preparado para ser surpreendido.
Faça o download do relatório completo
A realidade do ransomware 2020
A pesquisa fornece novas informações sobre as experiências das organizações atingidas pelo ransomware, incluindo:
- Quase três quartos dos ataques de ransomware resultam na criptografia dos dados. 51% das organizações foram atingidas por ransomware no ano passado. Os criminosos conseguiram criptografar os dados em 73% desses ataques.
- 26% das vítimas cujos dados foram criptografados recuperaram seus dados pagando o resgate. Mais 1% pagou o resgate, mas não recuperou os dados. No geral, 95% das organizações que pagaram o resgate tiveram seus dados restaurados.
- 94% das organizações cujos dados foram criptografados os recuperaram. Mais do dobro do valor recuperado por backups (56%) do que pelo pagamento do resgate (26%).
- Pagar o resgate dobra o custo de lidar com um ataque de ransomware. O custo médio para corrigir os impactos do ataque de ransomware mais recente (considerando tempo de inatividade, tempo das pessoas, custo de dispositivos, custo de rede, oportunidade perdida, pagamento de resgate etc.) é de US $ 732.520 para organizações que não pagam o resgate, subindo para os EUA. $ 1.448.458 para organizações que pagam.
- Apesar das manchetes, o setor público é menos afetado pelo ransomware do que o privado. 45% das organizações do setor público foram atingidas pelo ransomware no ano passado, em comparação com uma média global de 51% e uma alta de 60% nas indústrias de mídia, lazer e entretenimento.
- Uma em cada cinco organizações possui um grande buraco no seguro de segurança cibernética. 84% dos entrevistados têm seguro de cibersegurança, mas apenas 64% têm seguro que cobre ransomware.
- O seguro de segurança cibernética paga o resgate. Para as organizações que têm seguro contra ransomware, 94% do tempo em que o resgate é pago para recuperar os dados, é a companhia de seguros que paga.
- Os ataques de ransomware mais bem-sucedidos incluem dados na nuvem pública. 59% dos ataques em que os dados foram criptografados envolviam dados na nuvem pública. Embora seja provável que os entrevistados tenham interpretado amplamente a nuvem pública, incluindo serviços baseados na nuvem, como Google Drive e Dropbox e backup na nuvem, como a Veeam, é claro que os cibercriminosos estão direcionando os dados para onde quer que estejam armazenados.
Para obter os detalhes por trás dessas manchetes, leia o relatório The State of Ransomware 2020.
Sophos Intercept X: Proteção contra ransomware
Os atores de ransomware combinam técnicas sofisticadas de ataque com hackers práticos. A endpoint Sophos Intercept X oferece as tecnologias avançadas de proteção necessárias para interromper toda a cadeia de ataques, incluindo:
- Reversão de criptografia. A tecnologia CryptoGuard bloqueia a criptografia não autorizada de arquivos e os reverte para seu estado seguro em segundos.
- Explorar proteção. Negue aos invasores bloqueando as explorações e técnicas usadas para distribuir malware, roubar credenciais e escapar à detecção.
- Proteção contra ameaças com inteligência artificial. A inteligência artificial detecta malwares conhecidos e desconhecidos sem depender de assinaturas
Inicie uma demonstração online instantânea para ver como o Intercept X funciona em um ambiente completo. Você estará em funcionamento em menos de um minuto.